domingo, 29 de maio de 2011

A Música Clássica na Dança do Ventre

Oum Kalthoum e Orquestra
      
    Olá Meninas estou de volta rsrs....E já começaram os preparativos para o nosso festival de fim de ano, e a corografia das minhas alunas tem a estrutura de música clássica árabe. Então montei uma apostila para que elas entendam um pouco de músicas e dos rítmos árabes. A explicação a seguir é parte desta apostila.

A Música Clássica Árabe

          A dança seja qual for, é determinada pelo acompanhamento musical. A música não pode ser apenas um plano de fundo. É tarefa da bailarina expressar as emoções transmitidas pela música e destacar a característica do instrumento e sua qualidade essencial.

          A música clássica árabe parte de uma estrutura formal com fortíssima qualidade na improvisação, e em sua essência ela é altamente melódica. Ela geralmente é composta por grandes orquestras. E quanto maior a variedade de instrumentos, maior a riqueza da sonoridade.

          A música clássica árabe oferece momentos variados que nos possibilita diferentes interpretações e a utilização de inúmeras técnicas de dança.

Estrutura da Música Clássica Árabe

          A música clássica árabe é composta basicamente pelos seguintes momentos: Introdução; Entrada em Cena; Momentos Cadenciados; Taqsim, Folclore, Percussão e Encerramento.

Introdução: Este é o momento da apresentação dos músicos, o qual a bailarina está fora de sena.

Entrada em Cena: Este é o seu começo em cena, é a apresentação da bailarina para o público. Este momento pede muita elegância e grandiosos deslocamentos.

Momentos Cadenciados: Aqui é o momento da variação de ritmos que irão se repetir.

Taqsim: Momento em que a música fica lenta, que pede da bailarina uma maior introspecção.

Folclore: A maioria das músicas clássicas árabes tem trechos de ritmos folclóricos como Said, khalige, entre outros. É necessário que a bailarina tenha um mínimo de conhecimento de danças folclóricas para dançar este momento solicitado pela música.

Percussão: Neste momento da música, ela pede uma técnica apurada e destreza de movimentos de quadril.

Encerramento: Geralmente com o mesmo ritmo da melodia do início. Novamente pede deslocamentos grandiosos, e a bailarina se despede agradecendo seu público.


Para Baixar a Apostila completa Clique Aqui


E não deixem de participar do Sorteio que será dia 12/06.
Beijos




Nenhum comentário:

Postar um comentário