domingo, 1 de maio de 2011

Expressividade na dança...alguém me ensina?!

        
  Bom este fim de semana agitado do dia mundial da dança me fez pensar um pouco sobre a expressão na dança do ventre, e pensar de que as vezes me acho inexpresiva (tudo bem que pode ser exagero meu "virginiana perfeccionista até o último fio de cabelo" mas nem tudo é perfeito)... tem pessoas que sentem a música com tanta facilidade e isto para mim ainda é um trabalho arduo.

          Sei que isto não é fácil e que isso não se ensina nas salas de aula, (posso estar errada, mas nehuma professora me ensinou) e eu como também professora sinto que como não consigo explicar para uma aluna iniciante o que é o "sentir a música" fico me perguntado, mas isso teria como ser ensinado....acho que não.

          Tudo bem, vcs devem estar pensando para que tanto grilo, mas sei que outras pessoas também devem pensar isso. Sei que melhorei e muito a minha expressão descobri como disse anteriormente, que se deve sentir a música (mas não me pergunte não sei explicar) rsrs

          Em seu livro Jorge Sabongi diz que você deve ouvir e sentir o que a música significa para você, isso a ajudará a demonstrar a sua emoção no momento em que você dança. Mas vamos um pouco além com outra dica essa do cantor Tony Mouzayek, que le falou no MP deste ano, ele disse que nós bailarinas devemos procurar conhecer o "conteúdo" da música pesquisar o que ela realmente expressa. Ele também fala que para quem entende a letra da música e vê uma bailarina dançando alegremente uma música em que seu conteúdo é muito triste, que perde todo o encanto, demonstra que essa bailarina não estudou nem pesquisou o que ela se propôs a dançar.

          Nossa quando ouvi isso fiquei imaginando que deve "doer o coração" kkk não que eu etenda todas as letras das músicas, mas quando eu vejo alguém dançar fora do rítmo doe meu coraçãozinho rsrsrs.

          Então fica a pergunta o que fazer, já que expressão não se ensina na escola?! Bem vamos lá, acredito que tudo na vida é treino, já que para aprender a técnica todas nós tivemos que ter uma professora que nos mostivasse a treinar, a expressão não seria muito diferente, Temos que TREINAR. Não precisa ser na sala de aula, pode ser sozinha um momento só seu, em que você sente a música e vai treinando expressões faciais que lhe vem a cabeça. Deixe a vergonha de lado e tente.

          Claro que a expressão não vem do dia para noite, ela é como o estilo próprio vem com o tempo. E o tempo acredite ele só faz bem as pessoas, nós amadurecemos, aprendemos com os erros nossos e dos outros. Então aproveite o tempo livre e treine....

EVOLUÇÃO
Falta de Expressão


Aprendendo a Sentir a Música
Bjus Até a Próxima.


2 comentários:

  1. mto legal ver como vc evoluiu! parabéns!!! fiquei com uma pontinha de esperança! =D

    ResponderExcluir
  2. que linda Gi! é um caminho a ser percorrido, acho que a expressão passa por nós mesmas primeiramente, mas depois é possível sim acionar uma 'técnica'. Tenho aprendido isso nos cursos do Habib e tem um módulo sobre isso no meu curso de formação. Mas que é um caminho a ser SEMPRE percorrido, isso é!! Parabéns pela evolução
    ^^

    ResponderExcluir