terça-feira, 31 de março de 2009

Dicas para Bailarinas


Prazer
Quando realizamos uma ação, qualquer que seja ela, com prazer, ela se torna bela. E isso também ocorre com a dança. Assim, quando estiver dançando procure dançar com prazer, ouvindo a música, sentindo a música, que com certeza sua dança transmitirá muita beleza, além de proporcionar enorme prazer pra quem assiste.


Ensaio
Quando ensaiar/ treinar, tente intercalar momentos de aprendizagem e/ ou execução de técnicas, com improvisação e composição coreográfica. Isso enriquece sua dança como bailarina, pois que você treina as três habilidades importantes para quem dança profissionalmente: dançar, improvisar e coreografar.


Técnica
Quando estiver fazendo uma apresentação de dança, evite pensar na técnica, ou seja, evite pensar se está fazendo certo ou errado determinado passo. O momento de dançar não é o momento de pensar nisso. Para tanto, treine bastante antes e tire as dúvidas quanto à forma de executar os passos antes de uma apresentação. Enquanto estiver dançando, concentre-se na música, e nas sensações que ela te desperta, pois assim sua dança fluirá e emocionará quem estiver assistindo, porque primeiramente terá emocionado você que está dançando.


 
Aperfeiçoamento
Dançar, assim como tocar um instrumento, não é como andar de bicicleta, que uma vez aprendido pode-se ficar anos sem praticar que a destreza/ habilidade continua a mesma. Dançar é uma arte que se aperfeiçoa conforme a prática, conforme a freqüência da prática. O que significa que você pode ficar anos sem andar de bicicleta que não fará diferença na execução da tarefa. No entanto, se ficar somente dias sem dançar você notará dificuldades. Assim, quanto maior a freqüência com que você dançar, melhor será sua dança, principalmente no caso de pretender se tornar uma bailarina profissional.

 
Apresentações
Assista sempre muitas bailarinas de dança do ventre. Tanto em espetáculos ao vivo como em vídeos ou dvds, tanto brasileiras, como estrangeiras. Quanto maior seu repertório de bailarinas, maior seu conhecimento sobre e maior seu senso crítico. Uma boa bailarina de dança do ventre não se forma com pouco e restrito conhecimento.

 
Músicas
Ouça muitas e diversificadas músicas árabes. Como não moramos em um país árabe acabamos ouvindo poucas músicas para dança do ventre. Esse conhecimento lhe ajudará a dançar melhor, já que na dança do ventre música e dança caminham sempre juntas.


Traços Fortes
Cada bailarina tem determinados traços/elementos mais fortes quando dança. Estes traços podem ser seu quadril, seus deslocamentos, ou seus braços, por exemplo. Quando assistir uma bailarina dançar, tente observar quais são seus traços fortes para você se inspirar e aprender com eles. E tente também saber quais são seus traços mais fortes para valorizá-los ainda mais na dança, sem é claro, se esquecer de desenvolver os demais.


Vídeos
Ao assistir vídeos de dança atente para a aprendizagem de muitos elementos da bailarina que dança, como por exemplo, sua técnica, sua expressão, seu estilo, e seus traços mais marcantes. No entanto, não tente copiá-la ou dançar como ela. Além de não ser possível, a beleza está no estilo próprio e único com que cada bailarina dança. E isso não se adquire ao imitar o estilo de uma bailarina, mas ao se criar o próprio estilo.




Aqui você encontra dicas para aperfeiçoar sua dança como bailarina.Por Mariana Lolato

Um comentário:

  1. meu nome é marya eduarda bergamin,tenho 8 anos e começei muito tarde o balé e queria ser profissional

    ResponderExcluir