terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Entrevista - Janaína Dantas


Olá pessoal estou mega feliz por ter feito essa entrevista de hoje. Ela é linda, simpática e tem um sorriso contagiante. Eu a conheci nos bastidores dos concursos da vida, eu estava muito nervosa e tentando me concentrar e ela veio com muito carinho tentar me acalmar. A partir daí, toda vez que a vejo com seu lindo sorriso, eu me sinto feliz só de poder estar ali!!!! 

Com vocês: Janaina Dantas de Guarulhos-SP

01- Quando você começou o que lhe chamou atenção e fez seu interesse pela dança do ventre crescer?
Meu primeiro contato com a Dança do ventre foi a 10 anos atrás, eu estava em um ônibus parado em um ponto quando vi uma placa de uma escola de dança, há muito me interessava em fazer aulas de jazz então eu imediatamente desci e quando entrei na escola me disseram que ia começar uma aula experimental de Dança do Ventre, aproveitei que eu estava por lá mesmo fiz a aula e me apaixonei. 
Costumo dizer que a Dança do ventre me escolheu nesse momento rsrsrs
Tive uma vida sempre muito difícil, onde eu tinha que cuidar para que tudo desse certo, era chegada a hora de cuidar de mim e do meu feminino. 

02- Conte nos como foi no início. Você teve alguma dificuldade? Como conseguiu superá-la?
No inicio as dificuldade foram muitas, outra movimentação corporal, outra língua, outra cultura e nessa época poucas escolas especializadas além da falta de grana. Isso comprometeu a base dos meus estudos, como tudo era novidade a formação que tive e o meu próprio empenho era muito superficial, além de que passei um bom tempo entre idas e vindas. 
Eu tinha uma prática diferenciada eu executava os passos e ia pra casa treinar em outros tipos de musicas, demorei muito para me familiarizar com a musica árabe, não me agradava musica cantadas eu gostava mais das instrumentais.
Demorou para que alguém me apresenta-se a cultura e as musicas de uma outra forma e eu me identifica-se de verdade.
Supero esta fase, com muito estudo, o bom é que agora eu gosto de todo o repertorio árabe e as informações chegam com mais acesso e rapidez a todas nós rsrsrs 

03- Fale um pouco sobre sua trajetória. Quem foram as pessoas que te ajudaram nessa caminhada?
Em 2003 comecei a fazer aulas de dança do ventre com a professora Mahira Al Shakti, ela me apresentou a dança que mudou a minha vida.
Desde então, eu me apaixonei por esta arte e segui fazendo aulas regulares, em busca de mais conhecimento. 
Em paralelo busquei também o estudo acadêmico que estivesse ligado ao estudo do corpo e do movimento. 
Em 2004, iniciei na área da Educação como Educadora Universitária de Educação Física – Pelo Governo do Estado de São Paulo e lá dava aula de dança.
Em 2005, fui contratada como monitora de Educação Física no Colégio Maria Imaculada.
Em 2006, passei a ser estagiária de Musculação e Ginástica no Complexo Esportivo Maria Imaculada – CEMI, participando do 16ª Fitness Brasil Internacional em Santos (Sesc)
Em 2007, fui Professora Eventual de Educação Física no Colégio E.E Hugo de Aguiar – Pelo Governo do Estado de São Paulo.
Em 2009, iniciei os cursos de Formação Profissional para Professora de Dança do ventre, ciclo I e II e Formação Profissional para Bailarina de Dança do Ventre com a bailarina internacional Elis Pinheiro, e passou também a fazer aulas regulares.
Ainda em 2009, ministrei aulas de Dança do Ventre no Clube da Vila Galvão em Guarulhos
De 2010 à 2012, ministrei aulas de Dança do Ventre na Cia de Dança e Arte de Ali Khalih.
Em 2011, conclui o curso de Especialização em Técnicas de Quadril com a bailarina Aziza-Mor Said.
Neste ano também participei do corpo de baile convidado do Espetáculo de Despedida do Brasil da Bailarina Elis Pinheiro.
Em 2012 Idealizei e Organizei, em parceria com a bailarina Érica Seccato, o Projeto Infinity Bellydance.
Participei como solista no Mosaico 2012, evento organizado pro Lulu Hartenbach.
Ainda em 2012, fui convidada a apresenta-se como solista no Mundo Oriental – International Bellydance Festival – Germany
Em 2013, abri o Janaina Dantas Estúdio de Dança, em Guarulhos. E organizei o 1º Festival Dancin’G Projeto Dança Guarulhos.
Em 2013 também passei pela banca examinadora da Khan el Khalili me destacando como um dos novos talentos.
Participei de cursos e workshops com profissionais renomados: Ahmed Fekry, Aleksey Ryaboshapka, Amr Thaleb, Aziza Mor-Said, Elis Pinheiro, Gamal Seif Jade El Jabel, Jillina, Kahina Bellydance, Leila Oriental, Lulu from Brazil, Mahaila El Helwa, Munira Magharib, Munique Neith, Raquia Hasan, Samir Abut , Soraia Zaied, Tito Seif, Virginia, Yousery Sharif.
Agradeço a cada uma dessas pessoas que fizeram e fazem parte da minha caminhada, todos foram (e continuam sendo) muito importantes para todo processo.

04- Quando e o que fez você perceber que a dança estava se tornando sua profissão?
Percebi que  a dança estava virando profissão quando passei a investir na minha formação, em aulas, cursos, figurinos e apresentações e também quando recebi o convite para dar aulas em uma escola especializa em dança e passei a receber por apresentações.

05- Você tem outra profissão/formação? Consegue conciliar ambas?
Sou formada em Educação Física e Pós graduada em Dança e Consciência Corporal, a 1 ano abri meu Estúdio de Dança em Guarulhos e por isso consigo unir uma coisa a outra.

06- Conte como organiza sua rotina de estudos, para continuar se aprimorando profissionalmente.
Com o estúdio eu tenho que me organiza entre dar e fazer aulas, utilizo minhas janelas para praticar e estudar e também reservei um dia da semana onde estudos com as bailarinas renomadas do nosso mercado.



07- Você buscou outras danças ou exercícios físicos para ajudar a melhorar a sua dança?
Sempre estive em contato com atividade física até mesmo pela minha formação, trabalhei na área de musculação e fitness, joguei vôlei por muito tempo, e fiz jazz,  tive um contato superficial com outras danças como ballet, contemporâneo e street, acredito que essas praticas me ajudaram e me ajudam na prática da dança do ventre. 

08- Tem algum fato que marcou sua trajetória na dança?
Sim, sem dúvida foi um convite para dançar em um Festival na Alemanha, uma oportunidade de muito aprendizado e alegria que nunca mais esquecerei.

09- Para você qual qualidade é necessária para quem dança e quer se profissionalizar?
Pode ser mais que uma? rsrsrsr pra mim é necessário ética, foco, estudo, investimento e amor pela dança.

10- Para você padrões de qualidade são importantes? O que você acha que muda para a bailarina?
Eu particularmente acredito que todos os concursos, provas e padrões devem ser almejados para algum objetivo palpável, do contrário e necessário saber lidar com as frustrações das padronizações de cada concurso, quem nem sempre fazem sentido pra você, mais são importantes para algum posicionamento no mercado, eu procuro sempre avaliar o que cada um me traz de crescimento profissional. 

11- Sabemos que atualmente nós mulheres temos que nos desdobrar em muitas. Como é para você conciliar todas essas funções de professora, bailarina, esposa, mãe, etc?
Não é nada fácil, sou casada e tenho um filho e um estúdio, colocar energia com qualidade em todos os campos é uma missão pra qualquer bailarina.
Eu procuro dividir o tempo e os dias para cada coisa, uso agenda e planejamento confesso que em muitos momentos uma parte ou outra fica defasada mais compenso assim que posso.

12- Agradeço por participar da entrevista. Fique a vontade para falar o que quiser.
Gisele eu agradeço muito a oportunidade de poder contar um pouquinho sobre mim, muitas pessoas só veem nosso lado comercial e não imaginam que passamos muitas vezes por realidades semelhantes.
Eu nunca pensei que a Dança do Ventre fosse tomar uma proporção maior na minha vida e muitas vezes eu me pergunto como isso aconteceu, não tenho a resposta pronta, mas gosto de pensar que a resposta pode estar na citação que diz que " metade de mim é amor E a outra metade... também".
Desejo muito sucesso na sua carreira e que todos nós, simpatizantes, praticantes e profissionais nunca desistamos da Dança por que ela é a  única que não desiste da gente.
Um beijo grande!  




2 comentários:

  1. Que orgulho da minha amiga e professora Janaína Dantas..Orgulho de seu esforço,sua luta,seu empenho..e agora as recompensas estão surgindo.Uma pessoa humilde,especial e muito querida ...sucessoooo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Jana... Que orgulho amiga te ver chegar tão longe e espero que avance cada dia mais. Eu posso dizer com.conhecimento de causa que vc é uma guerreira, que ñ se deixou intimidar pelas barreiras que a vida lhe impôs, e não foram poucos e muito menos fáceis. Mas vc tá aí firme, forte e linda. Te.desejo tudo o que há de melhor nesta vida. Deus te abençoe todos os dias de sua existência! Bjos.

    ResponderExcluir