segunda-feira, 15 de julho de 2013

Entrevista - Mahira Hasan

Ehhhhh já estamos no 2º semestre, como passa rápido meu Deus rsrs. E hoje essa entrevista é em clima de comemoração!!!! Porque a entrevistada a Linda e competente Mahira Hasan está comemorando o 1º Ano da sua Escola localizada na Zona Norte de SP.



Com vocês Mahira Hasan - São Paulo-SP







01- Quando você começou o que lhe chamou atenção e fez seu interesse pela dança do ventre crescer?
Sinceramente não sei!....rsrsrsrs....sempre falo que é uma paixão que herdei de outras vidas.
Sempre gostei de palco, de destaque e a dança sempre me proporcionou isso. A dança é feita para a mulher, ela nos deixa mais belas e felizes. Além de gostar muito de ensinar, esse foi o principal motivo por eu ter virado professora.

02- Conte nos como foi no início. Você teve alguma dificuldade? Como conseguiu superá-la?
Comecei muito cedo, era adolescente. Na época tinha muito tempo para me dedicar e ensaiar. Lembro que chegava e treinava os passos que a professora havia ensinado. Desde que comecei a dança já sabia que era aquilo que eu queria pra mim. Não tive grandes dificuldades, acho que a maior dela até hoje é fazer o público sentir e pulsar da mesma forma que eu enquanto danço, nem que seja uma sensação rápida para o público, pra mim é o suficiente.

03- Fale um pouco sobre sua trajetória. Quem foram as pessoas que te ajudaram nessa caminhada?
Muitas...Em primeiro minha mãe que sempre financiou a dança para mim, até eu virar profissional. Depois duas das minhas professoras Hayat el Helwa e Leila el Helwa que me ajudaram muito a crescer, me ensinaram muitas coisas e me estimularam sempre a virar profissional. Depois Leonel Consorte que me dirigiu e corrigiu em vários pontos da minha dança e Lulu Brasil que em uma nova fase da minha vida, me abriu muitas portas. Atualmente minha entrada na casa de chá Khan el Khalili com algumas direções de Jorge Sabongi me fez evoluir ainda mais.
 
04- Quando e o que fez você perceber que a dança estava se tornando sua profissão?
Comecei a dançar por uma paixão desconhecida, desde pequena eu simplesmente gostava da dança do ventre. Quando comecei as aulas tive a certeza e a vontade de seguir carreira, não sabia se iria conseguir ou se daria certo. Em 2004 quando comecei a dar aula numa escola de verdade percebi que era aquilo mesmo(já tinha ministrado aulas em academias de bairro). E tive de tomar uma decisão entre a dança e a minha tão sonhada faculdade de medicina veterinária. Decidi que enquanto sou nova vou seguir a dança e a partir de um certo ponto iria seguir a segunda parte do plano, a minha faculdade e a minha dedicação aos bichinhos que tanto amo!

05- Você tem outra profissão/formação? Consegue conciliar ambas?
Bom profissão tenho no mínimo 4 que estou atuando no momento....rsrsrs.... Professora, Bailarina, Empresária e Organizadora de eventos. É simplesmente enlouquecedor! Porque muitas vezes eu só quero pensar em dançar, em ser a artista a estrela.... mas o meu outro lado automaticamente pensa em tudo que vai fazer o evento funcionar ou a escola, dessa forma exerço varias funções de uma vez só. Realmente gosto do que eu faço, mas estou em uma fase que preciso delegar muitas funções se não de fato enlouqueço ou adoeço.

06- Conte como organiza sua rotina de estudos, para continuar se aprimorando profissionalmente.
Estudo sempre, acho super valido o estudo, seja da maneira que for. Sempre estou de olho nas atualidades da dança no Egito(pois é o estilo que gosto e estudo). Atualmente faço aulas particulares com o Mauricío Mouzayek de ritmos e derbak, e de Ballet com a bailarina e professora Gisele Surian. Sempre estou em algum workshop de professor Internacional. Acho que a procura pelo estudo é essencial, hoje sei o que preciso e as aulas de qualidade que tem no mercado. Assisto filmes, leio livros, compro DVDs e cds, leio revistas....sempre a procura de novos conhecimentos ou de uma reciclagem.


07- Você buscou outras danças ou exercícios físicos para ajudar a melhorar a sua dança?
A uns 4 anos atrás fiz algumas aulas de Ballet que fez toda a diferença em minha consciência corporal. Já fiz contemporâneo, um pouco de Flamenco, Jazz.... tudo procurando agregar a dança do ventre, e funciona sempre. Por isso sempre que posso faço alguma dança diferente para ver de que forma ela vai me ajudar em cena. Atualmente faço Ballet com minha professora Gi.

08- Tem algum fato que marcou sua trajetória na dança?
Sim, foi como um recomeço. Em 2010 depois que me desliguei da escola ao qual fiz parte durante 10 anos. Esse foi o momento da verdade pra mim. Não sabia como iria ser, se iria ser.... foi uma delícia, meio desconfortável.... mas quando recebi um o telefonema de Lulu Brasil que convidando para ministrar aulas na Shangrila, de alguma forma entendi que sim, havia chances no mercado e que teria de lutar bastante mas que conseguiria. A partir dai a luta é diária para manter-se no mercado, mas é o que eu gosto de fazer. A minha liberdade de escolhas não tem preço.

09- Para você qual qualidade é necessária para quem dança e quer se profissionalizar?
Primeiro a ética. Antes de tornar-se profissional pesquise e veja se você quer se enquadrar na “ética” exigida pelo mercado. Infelizmente cada vez mais as pessoas esquecem disso. Se quer se tornar professora de dança do ventre, primeiro procure descobrir se você gosta de ensinar, depois estude, estude, estude sem parar para saber lidar com problemas que podem acontecer em sala de aula. Se quer virar bailarina o trabalho é duro e o Glamour é pouco! Lembre – se  da qualidade antes da quantidade e deixe o seu amor pela dança falar mais alto do que o Ego. Se é isso que você quer pra você, saiba apenas que não é fácil, a luta é diária, seja firme, lute por aquilo que você acredita que é certo, mas antes vá atrás de saber o que é certo.
10- Para você padrões de qualidade são importantes? O que você acha que muda para a bailarina?
Eu acredito que os padrões são uma forma extrema de estudo. Por isso eu apoio sempre! De alguma forma a bailarina terá de estudar, dançar, treinar e se dedicar aquilo, é um estudo e eu apoio.
A mudança vem de dentro pra fora, você conhece novas pessoas, novos estilos, opiniões e ai decide se aquilo faz parte da sua verdade, se fizer vai refletir na sua dança e ai vem a mudança. Se não fizer vai ser uma bela experiência que ficará em seu currículo pra sempre e que você poderá repassar como foi, como funciona e o quanto aprendeu com aquilo. É uma boa memória, que de fato foi vivida e que você pode falar para suas alunas, eu fui e é assim....
Sempre falo que a bailarina precisa de palco, só a sala de aula não adianta. Independente da intenção da aluna, só lazer ou se profissionalizar.
Quem quer se profissionalizar tem a oportunidade de se destacar, de aprender, de se mostrar para o mercado nesses padrões..... pra mim vejo como uma OPORTUNIDADE.

11- Sabemos que atualmente nós mulheres temos que nos desdobrar em muitas. Como é para você conciliar todas essas funções de professora, bailarina, empresária e filha?
Hahahahaha como já falei antes é enlouquecedor!.....Mas eu amo o que faço!
Atualmente a Mahira Hasan está muito mais presente em minha vida do que a Barbara. O que muitas vezes não é bom, estou aprendendo a administrar o meu tempo como Mahira e como Barbara. Está sendo muito bom, tenho o apoio da minha família, tenho 2 funcionárias maravilhosas Renata e Gisele e ainda uma equipe de 12 professoras que são de extrema competência. Nessa nova fase estou me ajustando, mas digo que não é fácil.

12- Agradeço por participar da entrevista. Fique a vontade para falar o que quiser.
Gi obrigada pela entrevista e pela oportunidade, você é uma pessoa muito boa e merece tudo do melhor.
Obrigada a você que está lendo um pouquinho da minha história.
E para todas as mulheres, dancem bastante! A dança é sagrada, dance sempre, sem medo do ridículo, aprenda a se amar e selecione o melhor pra você. A dança ajuda muito nessa descoberta, por isso DANCE!
Sinta-se presente e importante no mundo, faça do seu talento uma ajuda ao próximo.





Quem quiser saber mais do meu trabalho ou da minha escola localizada na Zona Norte de São Paulo acesse www.mahirahasan.com - escola@mahirahasan.com

Um comentário: