terça-feira, 19 de março de 2013

Entrevista - Sahira Ma Ajniha

Ehhhhhh e a semana começa com a entrevista da minha querida Sahira Ma Ajniha de Santos-SP. Durante o tempo que morei em Santos, ela me apoiou bastante me ensinou muita coisa que só uma pessoa iluminada como ela poderia compartilhar com as pessoas.

Conheça agora Sahira Ma Ajniha de Santos-SP



01- Quando você começou o que lhe chamou atenção e fez seu interesse pela dança do ventre crescer?
Bem no inicio eu não sabia absolutamente nada a respeito da riqueza da arte. Minha professora não tinha experiencia suficiente para nos passar informações mais consistentes então o interesse veio mesmo pelo bem estar que sentia depois de exaustivos ensaios. 

02- Conte nos como foi no início. Você teve alguma dificuldade? Como conseguiu superá-la?
Na 2ª aula minha professora me perguntou onde fazia aulas e eu respondi que nunca havia feito sequer uma aula de qualquer modalidade de dança. Ela não acreditou e insistiu em que eu lhe contasse. Dificuldade realmente não tive pois, sem nem eu mesma saber a dança sempre esteve dentro de mim.

03- Fale um pouco sobre sua trajetória. Quem foram as pessoas que te ajudaram nessa caminhada?
Bem o inicio foi em abril de 2003 mas os estudos mesmo forma em 2007. Me interessei por cursos na Bele Fusco em São Bernardo do Campo e ali sim foi que vi o que realmente era dança do ventre. Depois que vi que o aprimoramento era essencial me entreguei totalmente aos estudos. Coreografias já não era mais o que me bastava. Adriana Bele Fusco foi a profissional que me mostrou que dança do ventre podia ser muito mais. Com os cursos de ferias e o Encontro Internacional vi a magia de em uma mesma sala sem competição, alunas dos mais variados níveis juntas no aprendizado. Danna Gama me mostrou toda humildade de uma grande bailarina. Jade el Jabel me ensinou quase tudo que sei e no inicio me mostrou que meu caminho estava certo. Imar Lopes, Zizi Brito, Agamenon Della Calle estão comigo até hoje e foram as pessoas que no inicio me incentivaram e nesses 6 anos continuam me apoiando em todos meus projetos. Logico que se não fosse a família também não teria dado 1 passo sequer. Todas as professoras que tive também colaboraram para meu processo de aprendizado. 

04- Quando e o que fez você perceber que a dança estava se tornando sua profissão?
Em 2007 quando fiz os cursos de ferias na Bele Fusco vi o que queria. Sabia que a partir daquele momento minha vida estaria totalmente voltada para dança.

05- Você tem outra profissão/formação? Consegue conciliar ambas?
Trabalho com vendas a mais de 15 anos então ficou fácil conciliar as duas. Antes da dança sempre trabalhei em escritório e não foi nada difícil largar papeis e telefone rs. Hoje estou me formando astróloga e é uma profissão que também ocupa mais o tempo livre então com certeza não vai atrapalhar minha aulas. 

06- Conte como organiza sua rotina de estudos, para continuar se aprimorando profissionalmente.
Para quem trabalha basicamente com a dança somente sabe que é verdadeiramente uma montanha-russa. Hoje com 10 alunas amanha com 2. Infelizmente o dinheiro para fazer todos os cursos não é sempre que tenho mas, tenho um acervo ótimo de videos e textos e vou estudando no tempo livre. Como as escolas e profissionais ficam mesmo concentrados em SP é minha meta conseguir reservar um tempo para continuar estudando.



07- Você buscou outras danças ou exercícios físicos para ajudar a melhorar a sua dança?
Buscar não busquei mas hoje faço Pilates para meu condicionamento físico  Com 44 anos preciso cuidar da maquina aqui para continuar na ativa durante bastante tempo.

08- Tem algum fato que marcou sua trajetória na dança?
Olha pra ser bem sincera tiveram vários momentos marcantes graças a Deus bons mas entre os anos de 2008 e 2010 tive varias decepções que me fizeram mais forte. Quando olho pra trás e vejo pelo que já passei fico feliz com o resultado.

09- Para você qual qualidade é necessária para quem dança e quer se profissionalizar?
Humildade. E não da boca pra ora ou nos murais das redes sociais. Humildade de reconhecer erros, de reconhecer o brilho de outras bailarinas, humildade para ouvir. Acredito que não ser marionete é fundamental mas, saber baixar a cabeça no momento certo te faz voar mais alto.

10- Para você padrões de qualidade são importantes? O que você acha que muda para a bailarina?
Conheço bailarina que tem padrão e não é boa profissional, conheço bailarina sem qualquer tipo de padrão e é simplesmente maravilhosa. A diferença esta onde se apresenta. Acho ate que em alguns casos a bailarina começa a ser prepotente exclusivamente por que tem o padrão. Então a mudança é para pior. Não afeta em nada a não ser no ego da bailarina. Já ate mencionei isso no meu blog. Tem bailarinas que para se sentirem seguras precisam de um padrão, classificação e tals. Perfeito, mas se para ser uma boa profissional você precisa estudar então estude e não fique esperando medalhas por isso. Nossa dedicação a arte tem que ser eterna e não por um espaço de tempo ou que se tenha a aprovação de alguém  Como disse existem algumas boas bailarinas que também tem padrões mas fazem seu trabalho com maestria. Não concordo é com o pagar para ser reconhecida e usar os padrões como passaporte. Qualificação é um detalhe, sua conduta é que te faz melhor.

11- Sabemos que atualmente nós mulheres temos que nos desdobrar em muitas. Como é para você conciliar todas essas funções de professora, bailarina, empresária,  esposa e filha?
Essa é complicada rs. Minha vida profissional é mesmo dentro de casa então dividir a empresaria que atende o telefone da mãe que pega a toalha é praticamente impossível  Uma vez uma amiga me disse que quando pensava em família logo lembrava de mim como bailarina. Não faço diferença entra as mulheres dentro de mim. Mesmo porque sou pisciana e iria entrar em parafuso rs. Sou a mesma Crisele Martins, dentro da Sahira Ma Ajniha, dentro, da mamys, dentro da Vidinha, dentro da Cris. Acho que temos que ser múltiplas em uma só.

12- Agradeço por participar da entrevista. Fique a vontade para falar o que quiser.
O convite me deixou muito feliz tendo a Gisele como uma das primeiras integrantes da Cia de Danças Abadi. Um orgulho pra mim saber que minha querida amiga esta trilhando um caminho iluminado na dança. Agradeço demais o espaço e espero que tenha gostado. Bjos a todos a gente se vê por ai.




Site: http://www.crisele.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário